Bem-vindo ao site do
Centro Espírita Fraternidade Irmã Dolores

Adeso à USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo


 

Página Principal

A Instituição

Nossa trajetória

Localização

Fale Conosco











Nossa trajetória

Esta página foi criada com a finalidade de mostrarmos a nossa evolução, de um ideal nos anos 60, até os nossos dias. É um trabalho de resgatar, editar e publicar imagens, que são muito mais que arquivos digitais em nosso site.

São fragmentos que contam a nossa história, de onde viemos, por onde passamos, nossos ideais e onde iremos. É uma galeria de pequenos pontos no tempo, mas que são para nós um grande testemunho de nossa ação e história.

Como são várias imagens, e queremos compartilhar com vocês o mais breve possível, iremos publicá-las aos poucos, dado o processo de copiar imagens do papel para o computador, editá-las e colocá-las em nosso site.

Mas esperamos que vocês gostem, e entrem em contato conosco! Clique em cada foto para visualizá-la em um tamanho maior.


O Princípio

Como acontecia na maioria das vezes, um centro espírita começava pela realização do chamado Evangelho no Lar, na residência de alguém.

Havia um médium, pessoas que procuravam aquela residência , por fim, o excesso de pessoas conduzia naturalmente à constituição de um centro espírita.

Com a Fraternidade Irmã Dolores não foi diferente e na residência do casal Pedro Francisco de Britto e Iraci Mola de Britto aconteceu a mesma coisa.

O senhor Pedro convidou alguns amigos para comporem a primeira diretoria, realizou-se a assembléia e nasceu a Fraternidade Imã Dolores que teve suas atividades iniciais e formais na sala da residência do casal, mas estava claro que não poderia continuar assim.

O senhor Pedro cedeu a esquina do terreno de sua residência e construiu uma sala de 5m x 6 m, conforme mostra a foto número 1.

As demais fotos apresentam as primeiras atividades da Casa.

(Clique nas fotos para mais informações e para ampliá-las).


Pensando na melhoria da sede

O salão inicialmente construído em área do terreno do Sr. Pedro F. de Britto, na esquina da Rua Roberto Morel com a Rua Solidônio Leite, tinha apenas 5,0m x 7,0m, comportando umas 30 cadeiras:

Pensamos, então, na possibilidade de uma pequena ampliação, mas para isso seria necessário levantar algum fundo. Fizemos pequenas rifas entre amigos e o Sr. Pedro sugeriu a apresentação de uma peça de teatro. O texto sugerido foi ?TERNURA?, conforme indicado na página A Instituição e estudou-se um novo leiaute:

Apresentamos a seguir algumas imagens resgatadas de nosso arquivo por ocasião da apresentação da peça, no auditório da Associação Espírita Beneficente Dr. Bezerra de Menezes, no bairro da Penha.

(Clique nas fotos para mais informações e para ampliá-las).


Preparando o terreno

O terreno adquirido continha residências antigas e tinham que ser demolidas para a construção da nova sede.
Lembrando sempre que a situação financeira era de primordial importância e muitos eventos eram feitos para levantamento de fundos e, no momento oportuno, contratou-se uma empresa para preparar o terreno demolindo, removendo entulhos fazendo a terraplanagem.
De inúmeras fotos obtidas ao longo do período de construção, do início ao final, resgatamos algumas lembranças.

(Clique nas fotos para mais informações e para ampliá-las).


Eventos do Caminho

Do início da preparação do terreno para a construção da Nova Sede, foram necessários muitos eventos.
Um deles, realizado nas dependências da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Stephan Zweig, nos trouxe muitas lembranças e muito trabalho realizado por uma equipe sensacional. Todos engajados no projeto de sede própria.
Tivemos conjunto musical, cantores, balé infantil, show de palhaços, brincadeiras, comes-e-bebes, e muitas outras coisas.

(Clique nas fotos para mais informações e para ampliá-las).


JUBILEU DE PRATA

No mês de setembro de 1990, no dia 18, A Fraternidade Irmã Dolores comemorou 25 anos de existência. Consideramos profícuo o resultado do trabalho desde a fundação.

Mudamos conceitos, organizamos e fidelizamos a Doutrina Espírita, segundo a codificação de Allan kardec.
Para comemorar, organizamos um mês de palestras. Poderia ser outro tipo de atividade comemorativa, mas entendemos que a função de um centro espírita é, primordialmente, a divulgação da Doutrina.
Seguem as imagens resgatadas.

(Clique nas fotos para mais informações e para ampliá-las).



O PRIMEIRO BAZAR

Com ansiedade pela expectativa de uma nova sede, euforia e entusiasmo, conseguimos utilizar a estrutura ainda em construção, mas coberta, para realizar o primeiro bazar beneficente.
Não mais necessitaríamos recorrer às escola públicas para estes eventos, eliminando assim as dificuldades de transporte de todo o material e de pessoal para aqueles locais.

(Clique nas fotos para mais informações e para ampliá-las).


FINALMENTE...

Após longos anos de muita atividade e um excelente trabalho de equipe, alegrias e emoções se juntam para a esperada inauguração da nova sede.
Com um mês de palestras, resgatamos a imagens que seguem.

(Clique nas fotos para mais informações e para ampliá-las).






FID: 50 anos!

Artigos

Notícias e Eventos

Reuniões públicas

Atendimento Fraterno

Grupos de Estudo

Infância e Juventude

Grupo Fraterno

Livro

Movimento Espírita

Links


 




 

Centro Espírita Fraternidade Irmã Dolores - Rua Solidônio Leite, 1519 - Vila Ema - São Paulo - SP - CEP 03275-000