Bem-vindo ao site do
Centro Espírita Fraternidade Irmã Dolores

Adeso à USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo


 

Página Principal

A Instituição

Nossa trajetória

Localização

Fale Conosco









Biografia de Elisa Ferraz Leite

 

Nascida na cidade de Tambaú-SP aos 14 de março de 1923.

Conheceu e casou-se com PEDRO SALLES LEITE aos 15 de junho de 1942 na cidade de Bebedouro-SP onde o esposo era proprietário de uma barbearia.

Transferiram-se para São Paulo no ano de 1950, residindo no bairro da Moóca, depois Vila Prudente, em seguida no centro da cidade, na R. Cons. Furtado onde o sr. Pedro tinha montado sua barbearia.

No ano de 1980, o companheiro já aposentado foi acometido de uma hiperglicemia, até então desconhecida por ele, tendo permanecido em coma por uma semana e após a recuperação resolveu mudar-se para Vila Ema, próximo ao filho.

Nesta data o sr.Pedro começou a participar das atividades na Fraternidade Irmã Dolores, exceto a D. Elisa, pois tinha medo. Toda semana, enquanto ele ia às reuniões de 5ª feira, ela permanecia na casa do filho até o seu retorno.

Mas o tempo passa e após conviver com as atividades do marido no centro e a participar do Evangelho no Lar na residência do filho, "tomou gosto", perdeu o medo e passou a frequentar a Casa e a participar de seus eventos. Gostava muito de participar dos bazares.

No ano de 1991, depois da inauguração na sede própria da FID, a antiga sede transformou-se em residência do casal.

Há aproximadamente 5 anos começaram os primeiros sintomas que, mais tarde, seriam identificados como sendo o Mal de Alzheimer.

Doença degenerativa, culminou com a paralisação dos membros inferiores, incapacidade de se alimentar sozinha, de racionar e tornando-se 100% dependente, levando à falência renal e dos demais órgãos.

O óbito ocorreu em 9 de abril de 2016, dois meses e quatro dias após o óbito do marido.

A Fraternidade Irmã Dolores acompanhou parte desta trajetória vivida pelo casal, juntos, nesta existência, por mais de 73 anos, abastados de muito amor, companheirismo, cumplicidade e respeito. Sentimentos esses, sempre amparados pela lucidez do sr. Pedro e o senso de humor contagiante da d. Elisa. Que Deus abençoe e ilumine a caminhada destes dois queridos Espíritos.




FID: 50 anos!

Artigos

Notícias e Eventos

Reuniões públicas

Atendimento Fraterno

Grupos de Estudo

Infância e Juventude

Grupo Fraterno

Livro

Movimento Espírita

Links


 




 

Centro Espírita Fraternidade Irmã Dolores - Rua Solidônio Leite, 1519 - Vila Ema - São Paulo - SP - CEP 03275-000