Bem-vindo ao site do
Centro Espírita Fraternidade Irmã Dolores

Adeso à USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo


 

Página Principal

A Instituição

Nossa trajetória

Localização

Fale Conosco









Você gostaria de contribuir com artigos espíritas para o nosso site?
Envie-o para
artigos@fratidolores.org.br
Obrigado!  

"Enganos e equívocos"
Livro: "Usando nossos talentos (Waldenir A. Cuin)

 

        "Crescerás horizontalmente, conquistarás o poder e a fama, reverenciar-te-ão a presença física na Terra, mas se não trouxeres contigo os valores do bem, ombrearás com os infelizes em marcha imprevidente para as ruínas do desencanto". (Emmanuel no livro Fonte Viva)

        Em todos os setores do mundo, nunca se observaram tantas conquistas tecnológicas e avanços materiais como nos dias presentes e, em todos os níveis humanos, nunca se identificaram tantas dores e sofrimentos, aflições e angústias.

        Meus amigos, o homem cresce em intelectualidade ao passo que ele se distancia da moralidade porque a vida na Terra torna-se mais confortável e atrativa, e os dramas sociais e psicológicos prosperam assustadoramente.

        As criaturas, observando as condutas que imprimem, parecem querer viver de uma forma onde, para se conseguir realizar seus sonhos e desejos tudo pode, tudo vale... Mesmo que o preço pago para isso seja muito alto.

        Os valores morais e espirituais das criaturas seguem esquecidos ou relegados a planos secundários, enquanto os valores materiais, sensuais e transitórios são buscados com sofreguidão e ansiedade.

        Se nós estamos nesse mundo, é obvio que não podemos deixar de viver nele e contar com os recursos de toda a natureza que ele nos oferece. O perigo e o equivoco estão em dedicar mais atenções ao que é efêmero, ilusório e passageiro do que ao que é definitivo e duradouro. O resultado já estamos vendo... Tragédias, dramas, complicações familiares, acidentes e outros que formam o cortejo indesejável, mas real, da vida que levamos.

        Um exemplo: O consumo tabagista, com as conseqüências que sabemos que traz... Além de poluir o nosso corpo, arruínam nossa saúde. A empresa faz a parte dela em fabricar, e nós temos que fazer a nossa não consumindo...

        O álcool e as drogas fortes, um veneno livre que tem imensa adesão nos dias de hoje. É aceito pela maioria da sociedade, deixando um rastro de violência e destruição muitas vezes irreversíveis. E o que é pior e triste, sendo consumido cada vez mais por crianças e jovens desavisados.

        Nós espíritas sabemos a quais conseqüências nos leva tudo isso. Além de ser um suicídio lento, existe o problema da obsessão, que é cada vez mais grave, generalizando-se numa verdadeira epidemia. O espírito se despe, como se reveste das matérias com os valores que lhe são peculiares, resultado das próprias experiências.

        Amores e ódios, afinidades e antipatias não se desfazem sob um passe de mágica com a desencarnação. Podemos incluir também a sexualidade que toma caminhos horríveis, embrutecidos e animalizados, substituindo os sentimentos das uniões respeitosas e dignas, numa ilha de prazer e loucuras sem freios, em ilusões e desilusões.

        Será que essa é a proposta humana? Viver na vida como se tudo pudesse durar tão pouco? Alguns anos? Ou algumas décadas? É tempo de perguntar de onde viemos, o que fazemos aqui e para onde vamos. Ainda é tempo para mudar e refletir. Informações não nos faltam, da ciência, da filosofia e da religião. Busquemos por elas. Não estamos aqui numa colônia de férias, em um passeio... Mas sim, em busca de consolação dos valores definitivos. Todos nós desejamos a felicidade, mas a forma e a maneira de buscá-la é que nos garantirão as condições básicas para consegui-la ou não.

        Tomemos cuidado com os enganos e equívocos!



FID: 50 anos!

Artigos

Notícias e Eventos

Reuniões públicas

Atendimento Fraterno

Grupos de Estudo

Infância e Juventude

Grupo Fraterno

Livro

Movimento Espírita

Links


 




 

Centro Espírita Fraternidade Irmã Dolores - Rua Solidônio Leite, 1519 - Vila Ema - São Paulo - SP - CEP 03275-000